Viver mais implica em ter de trabalhar por mais tempo

Na dcada de 1980 surgiram importantes estudos sobre transio profissional, em virtude de grandes transformaes em processo nos pases desenvolvidos. No incio do sculo 21 as pesquisas ganharam outros contornos diante do processo de globalizao, com a intensificao da competio e reestruturaes organizacionais.

Nos dias atuais, aumentou a relevncia do tema e ampliaram-se as discusses, estabelecendo-se relaes com temas emergentes: novas geraes, novas tecnologias, crises econmicas e aumento da expectativa de vida da populao.

Sobre esse ltimo tema, em especial, de acordo com levantamento realizado pelo Euromonitor, em 2030, a populao do Brasil ultrapassar os 220 milhes e o crescimento populacional com idade superior a 65 anos ser significativo.

No entanto, segundo as regras do Ministrio da Previdncia Social, definidas em 2015, para se aposentar, o trabalhador dever observar o clculo que leva em considerao o nmero de pontos alcanados, somando-se a idade e o tempo de contribuio do segurado.

Considerando essa realidade, transio profissional deve ser pensada pelo trabalhador como um processo inevitvel, dado que, em termos profissionais, a transio se inicia a partir de um incidente crtico, que dispara no indivduo a necessidade de mudana diante de novos contextos ou novas oportunidades e que, sobretudo, afeta a sua percepo como pessoa.

Assim, diante da nova proposta de reforma da previdncia, em discusso no Congresso Nacional, parafraseando Richard Sennet, muitos trabalhadores ficaro deriva e, constantemente, sero pressionados a se repensar enquanto profissionais, a mapearem novas oportunidades e, sobretudo, a assumirem o papel de protagonistas da prpria carreira, desenhando planos estratgicos para se prepararem para um futuro cada vez mais incerto e distante da aposentadoria.

Especialmente sobre esse assunto, sugiro a leitura da dissertao do pesquisador Cesar A. S. Campos, do Mestrado Profissional da FIA, que entrevistou executivos de meia idade, de vrios setores, cujos resultados revelaram a carncia de conscientizao dos pesquisados sobre a necessidade de se preparar antecipadamente para viver mais e continuar trabalhando.

Fonte: Estado.
CNTC

Ver Todas as Notícias