Restam quatro dias para sacar o abono de R$ 880 do PIS

Prazo termina no dia 30. Cerca de 1,6 milhes de trabalhadores ainda no fizeram o saque

O prazo para resgatar o PIS termina na quinta-feira (30). Cerca de 1,6 milho de trabalhadores ainda no retiraram o dinheiro, segundo o Ministrio do Trabalho.

O valor do abono salarial corresponde a R$ 880. Tm direito ao benefcio os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP h pelo menos cinco anos e que tenham recebido remunerao mensal mdia de at dois salrios mnimos, e exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014.

Leia mais notcias de Economia

O empregador tambm precisa ter relacionado o empregado na Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS) entregue ao Ministrio do Trabalho. "O abono salarial um 14 salrio direcionado ao trabalhador de baixa renda, afirma o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.

Como sacar

O trabalhador que possuir Carto Cidado e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma Casa Lotrica. Se no tiver o Carto Cidado, pode receber o abono em qualquer agncia da Caixa mediante apresentao de documento de identificao. Os participantes do PASEP, aps verificar se houve depsito na conta, devem procurar uma agncia do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificao.

O PIS (Programa de Integrao Social) e o PASEP (Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico) so contribuies sociais feitas pelas empresas para financiar os benefcios do Seguro-Desemprego e do abono salarial. O PIS destinado aos funcionrios de empresas privadas, regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) e o PASEP, aos servidores pblicos.

Segundo o ltimo balano do Ministrio do Trabalho, do dia 21 de junho, foram pagos R$ 18,3 bilhes para mais de 22 milhes de trabalhadores, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 93,7%. Os recursos no sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para saber sobre o direito ao saque do PIS/PASEP basta ligar para a Central de Atendimento Al Trabalho do Ministrio do Trabalho (nmero 158); para a Caixa (0800-7260207); e para o Banco do Brasil (0800-7290001).

Fonte: R7