Presidente da UGT representa o Brasil em seminrio mundial sobre o mundo do trabalho

Ricardo Patah, presidente da Unio Geral dos Trabalhadores (UGT) participar do seminrio mundial Desenvolvimento sustentvel e o futuro do trabalho no contexto do Jubileu da Misericrdia", que acontece entre os dias 02 e 05 de maio, em Roma, na Itlia, e ter na figura do lder ugetista, o representante brasileiro do evento.

O Seminrio tem como objetivo analisar com mais profundidade a doutrina social da Igreja Catlica, com foco no conceito de trabalho decente, principalmente no que se refere a erradicao da pobreza e na realizao de aes que promovam desenvolvimento sustentvel e justia social.

A proposta do evento refletir sobre a relao entre a religio e as mudanas trabalhistas num conceito mundial. Deste modo, sindicalistas de vrios pases e representantes de diversas organizaes religiosas participaro do encontro.

interessante pensar na relao entre religio e trabalho decente, uma vez que, as organizaes religiosas cumprem um papel fundamenta e importante nas cidades, principalmente nas periferias, com pessoas que muitas vezes fazem parte da base da pirmide social, explica Patah.

O conceito de trabalho decente implica quatro pilares bsicos: os princpios e direitos fundamentais no trabalho; a criao de mais e melhores empregos; a extenso da proteo social e o dilogo social. A questo da equidade transversal a cada um destes pilares, isto , a equidade um eixo estratgico do trabalho decente. O Seminrio vai contar com a participao de dirigentes sindicais de vrios pases e promovido pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT).