Prazo ampliado para receber o abono salarial - PIS/PASEP

Governo amplia prazo de saque do Abono Salarial (ano-base 2014) para 30 de dezembro

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, participou nesta quarta-feira (31) da abertura da reunio do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), quando foi solicitada pelas bancadas uma nova prorrogao do prazo para os trabalhadores retirarem o benefcio do Abono Salarial do exerccio 2015/2016. O primeiro prazo havia vencido em 30 de junho, e havia sido prorrogado pelo governo federal para terminar dia 31 de agosto. O ministro garantiu aos conselheiros que iria discutir o assunto dentro do governo e, mais tarde, anunciou que iria estender o prazo para 30 de dezembro de 2016, como acertado na reunio. A Resoluo n 772, do Codefat, publicada no Dirio Oficial da Unio do dia 1 de setembro, ratificou o novo prazo at o fim do ano.

So quase um milho de trabalhadores que ainda no sacaram o benefcio de um salrio mnimo a que tm direito. Fizemos uma intensa campanha na mdia e junto s entidades laborais e patronais e, at esta data, foram pelo menos 200 mil trabalhadores que sacaram o abono, aps o prazo final de 30 de junho. Tenho certeza que vamos alcanar uma boa fatia desses um milho de trabalhadores que ainda no sacaram com a ampliao do prazo para o final do ano, ressaltou.

Numa campanha indita, o Ministrio do Trabalho disponibilizou consulta por CPF no seu site para que o trabalhador possa saber se tem direito ao benefcio. Outra opo ofertada foi a lista nominal, disponvel para consulta por estado e municpio, que totalizou mais de 2,3 milhes de acessos. Alm disso, a Caixa encaminhou 39 mil mensagens de SMS e o Ministrio outros 90 mil emails, a cerca de 700 mil trabalhadores em todo o pas. Foram realizadas chamadas dirias nas mdias sociais e em releases enviados aos meios de imprensa sobre a campanha.

Com isso, de um universo de 1,2 milho de trabalhadores que ainda no haviam sacado o Abono Salarial at o prazo normal, outros 200 mil tiveram acesso ao benefcio de R$ 880. um valor substancial, principalmente para aquele trabalhador de baixa renda, que o alvo da poltica pblica., avaliou o ministro.

Abono Salarial PIS/PASEP - Tm direito ao benefcio os empregados que tenham recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integrao Social (PIS) ou para o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PASEP), at 2 (dois) salrios mnimos mdios de remunerao mensal; tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 (trinta) dias no ano-base 2014; estejam cadastrados h pelo menos 5 (cinco) anos; que tenham sido informados corretamente na Relao Anual de Informao Social - RAIS.

Informaes por telefone:
• Al Trabalho, pelo telefone 158 do Ministrio do Trabalho
• Caixa, pelo nmero 0800-726 02 07
• Banco do Brasil, pelo nmero 0800-729 00 01

Informaes pela internet:
• No site do Ministrio do Trabalho (www.trabalho.gov.br), clicando no banner Abono Salarial, localizado na parte superior da tela. Nesse local est a lista dos trabalhadores com direito ao abono que ainda no fizeram os saques. Essa relao est dividida por estado e municpio. Os nomes dos trabalhadores esto em ordem alfabtica.
• No site abonosalarial.mte.gov.br/, que disponibiliza uma ferramenta pela qual possvel saber se o trabalhador tem direito ao abono digitando o nmero do PIS/Pasep ou CPF e a data de nascimento.

Fonte:
Ministrio do Trabalho