Frentistas aceitam reajuste de 11% e encerram greve no Distrito Federal

A greve dos frentistas do Distrito Federal acabou nesta tera-feira (24) aps a categoria aceitar uma proposta de aumento de 11% oferecida pelos donos de postos de combustveis. O aumento ser retroativo a 1 de maro. A categoria tambm receber R$ 1 mil de participao nos lucros e o montante do vale alimentao vai passar de R$ 13 para R$ 14,50 por dia.

O grupo de trabalhadores tinha paralisado as atividades s 6h desta segunda-feira (23). Segundo o Sindicato dos Empregados em Postos de Servios de Combustveis (Sinpospetro), a paralisao afetou 70% dos 320 postos do DF. Durante a mobilizao, motoristas que chegavam para abastecer eram orientados a deixar o estabelecimento pelos frentistas, que compareceram aos locais de trabalho mesmo em greve.

Inicialmente, o Sinpospetro pressionou por reajuste salarial de 21,5%. De acordo com o presidente do sindicato, Carlos Alves dos Santos, a categoria tambm reivindicava correo de 40% na participao dos lucros das empresas e aumento no valor do vale refeio (subindo de R$ 13 para R$ 20).

A gente sabe que o pas todo est em recesso, mas no justifica s Braslia querer dar reajuste abaixo da inflao. Em Gois, Piau, Maranho, Tocantins, houve ganho real, por exemplo. S Braslia que est nessa, disse Santos antes de a categoria aceitar o acordo.

Em nota enviada ao G1 na segunda-feira, o Sindicombustveis, que representa o grupo de postos do DF, tinha informado que poderia oferecer reajuste de 9%. Segundo a entidade, o aumento superior ao negociado no ano passado, apesar de ter havido reduo no setor de combustveis entre 2015 e 2016.

A greve est sendo realizada para prejudicar ainda mais o setor e a populao com atitudes agressivas de fechar postos de combustveis sem a aderncia de greve dos funcionrios os quais necessitam do trabalho, afirmou a entidade.

Em maro do ano passado, a categoria recebeu aumento de 8,5%. Em mdia, o salrio de um frentista no DF de R$ 1.222 " contando com um adicional de periculosidade de 30% por ser uma profisso de risco.

Esta foi a primeira vez que os frentistas entraram em greve, afirmou o presidente do sindicato que representa o grupo. A ltima vez em que houve paralisao-relmpago foi em 2014, em Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Samambaia. Na poca, os trabalhadores dessas regies protestavam por melhoria nas condies de segurana dos postos.

O salrio mnimo aumentou, a inflao cresceu. S nosso salrio que no muda. Acho justa essa paralisao, afirmou na segunda um funcionrio de um posto no Eixo W da Asa Norte que preferiu no se identificar. No momento da entrevista, o posto estava operando normalmente, aguardando orientaes do sindicato para dar incio greve.

Frota do DF
De acordo com o Detran, a frota do DF supera 1,6 milho de veculos, nmero que cresceu 3,5% em relao ao ano passado. Carros so 70% do total, enquanto que nibus e micro-nibus juntos atingem 1%. O somatrio de veculos praticamente dobrou em dez anos.

Fonte: G1.