Calendrio de saque de contas inativas do FGTS ser divulgado semana que vem

De acordo com a GloboNews, o governo vai divulgar o cronograma na tera-feira (14) em solenidade no Palcio do Planalto. Quem nasceu em janeiro e fevereiro vai receber o dinheiro em maro.

Caixa Econmica Federal informou que vai anunciar na semana que vem o calendrio do saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS). Alm do cronograma de saque, ser divulgado tambm o esquema de como ser feito o pagamento.
O banco pblico avalia a possibilidade de abrir as agncias de todo o pas aos sbados para atender grande demanda de beneficirios para sacar o dinheiro das contas inativas. Outra medida que est sendo estudada a criao de um site especialmente destino a orientar os trabalhadores.
De acordo com o Jornal das Dez, da GloboNews, o governo vai divulgar o cronograma de saque na tera-feira (14) em solenidade no Palcio do Planalto. Quem nasceu em janeiro e fevereiro vai receber o dinheiro em maro.
A Caixa estuda ainda possibilitar que os correntistas do banco possam ter o dinheiro da conta inativa do FGTS transferido para a conta, mas nesse caso o correntista teria que liberar a transferncia.
Quem tem direito
Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem tem saldo em uma conta inativa at 31 de dezembro de 2015. So mais de 10 milhes de pessoas, segundo clculos do governo. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depsitos da empresa devido extino ou resciso do contrato de trabalho. O trabalhador deve estar afastado do emprego pelo menos desde o fim de 2015. No entanto, no possvel sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depsitos pelo empregador atual. Veja aqui o tira-dvidas sobre quem tem direito a sacar.
De acordo com o Ministrio do Trabalho, atualmente existem 18,6 milhes de contas inativas h pouco mais de um ano, onde esto depositados cerca de R$ 41 bilhes. A maior parte dessas contas tem saldo de menos de um salrio mnimo, segundo o governo federal.
Como consultar o saldo
O trabalhador pode consultar o saldo pelo site da Caixa ou do prprio FGTS e atravs de aplicativo para smartphones e tablets (com verso para Android, iOS e Windows). possvel ainda fazer um cadastro para receber informaes do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail.

No aplicativo, preciso informar o nmero do NIS e a senha criada para o acesso pela internet. Se ainda no tiver senha, preciso clicar em "Primeiro Acesso". Veja o passo a passo para consultar o saldo pelo celular.

No site da Caixa, preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo prprio trabalhador. possvel usar ainda a senha do Carto Cidado. A pgina oferece a opo de recuperar a senha, mas preciso informar o NIS. O servio mostra dados cadastrais e lanamentos feitos na conta nos ltimos seis meses.
O beneficirio pode ainda consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balco de atendimento de agncias da Caixa. Tambm possvel ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Carto Cidado, desde que tenha em mos a senha. Em caso de problema com essa senha, o trabalhador precisa comparecer a uma agncia da Caixa para regulariz-la.
No possvel consultar o extrato do FGTS pelo telefone.
Fraudes
O banco alerta que calendrios no oficiais sobre saques de contas inativas do FGTS que circulam na internet, tanto em redes sociais como sites ou aplicativos de celulares, no procedem e devem ser ignorados. A Caixa tem recebido denncias sobre a existncia de canais no oficiais informando cronograma de saque e recomenda que os interessados em saber mais informaes sobre as contas inativas s entrem nos canais oficiais do prprio banco.
Todas as informaes oficiais esto disponveis no site www.caixa.gov.br e nos perfis do banco no Twutter, @imprensacaixa e @caixa. A consulta ao saldo de contas inativas do FGTS pode ser realizada no site http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas, aplicativo do FGTS, internet banking e terminais de autoatendimento, por meio do Carto do Cidado. Veja os canais no site da Caixa. J pelo telefone a Caixa no fornece informaes sobre o saldo do FGTS.

A Caixa alerta que muitos sites esto sendo colocados no ar informando que possvel fazer a consulta do saldo da conta inativa, com o objetivo de capturar os dados das pessoas para cometer fraudes ou vender o domnio das informaes. Alm disso, o banco j identificou mais de uma centena de perfis falsos se apresentando como sendo da Caixa.
Questionada sobre a grande quantidade de aplicativos de celular referentes a FGTS, o banco reitera que recomenda que os interessados s acessem o aplicativo oficial da Caixa. A maioria dos apps fornece informaes e notcias j veiculadas sobre o assunto, mas alguns possibilitam o acesso ao saldo e extrato do FGTS.
Demanda, atualizao e envio por SMS
A Caixa prev que com a liberao dos saques, cerca de 3 milhes de pessoas a mais passem a procurar as agncias ao ms. Por isso, est trabalhando para atualizar os dados dos beneficirios e espera que os trabalhadores entrem no site do banco e atualizem seus cadastros e j verifiquem se os dados ali esto corretos. O banco quer incentivar ainda os beneficirios a se cadastrarem no site da Caixa para receber informaes sobre o FGTS via SMS.
Com isso, espera diminuir a procura nas agncias. O banco pretende implantar um sistema em que o beneficirio poder receber por meio de SMS informaes personalizadas, como necessidade de corrigir o nome da me ou do pai no cadastro do NIS (PIS/Pasep), por exemplo. Esse tipo de atualizao poder ser feito pelo site, sem necessidade de ir agncia.
Para isso, o beneficirio precisa entrar no site da Caixa e fazer a atualizao do celular e escolher a opo que deseja receber informaes por SMS. Assim, as informaes sero recebidas em primeira mo, segundo a Caixa, o que agilizar as mudanas necessrias. A Caixa informa que j est depurando os dados dos trabalhadores e verificando as possveis inconsistncias nos cadastros.
Um dos objetivos da Caixa mandar por SMS a data que o beneficirio dever ir agncia para realizar o saque da conta inativa.

Fonte: G1

Ver Todas as Notícias