7 tipos de vendas casadas que voc pode denunciar

Venda casada a prtica que os fornecedores tm de impor, na venda de algum produto ou servio, a aquisio de outro no necessariamente desejado pelo consumidor. Esse tipo de operao pode tambm se dar quando o comerciante impe quantidade mnima para a compra. Mas ateno, se a empresa oferece produtos ou servios que possam ser adquiridos separadamente, mesmo com um valor bem mais alto, isso no caracteriza a venda casada.

Segundo o Cdigo Brasileiro do Consumidor, o consumidor deve ter ampla liberdade de escolha naquilo que ele decidir consumir. Em seu artigo 39 diz: vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas: Inciso I: condicionar o fornecimento de produtos ou servios ao fornecimento de outro produto ou servio, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

Veja abaixo os 7 tipos mais comuns de venda casada. Observe que s irregular quando o consumidor no tem a opo de adquirir os produtos ou servios separadamente.

Consumao mnima em casa de entretenimento noturno;
Combos com servios de internet, TV e telefone que no so oferecidos isoladamente;
Brinquedos s disponveis na compra de lanches de fast-food;
Sales de Festas que condicionam o aluguel do espao contratao do servio de Buffet (ou outro servio)
Financiamento do imvel condicionado ao seguro habitacional;
Consumao exclusivamente de produtos vendidos nas entradas das salas de cinema;
Concesso de cartes de crditos associados a seguros ou ttulos de capitalizao.
Se voc se deparou com um desses tipos de venda casada, denuncie. Procon, Ministrio Pblico, Delegacias do Consumidor so os rgos competentes para isso.

Para saber mais sobre os seus direitos de consumidor, faa o curso online gratuito de Direito do Consumidor oferecido pelo Senado Federal. Acesse: http://www12.senado.gov.br/senado/ilb/ead/ead-educacao-a-distancia

Conhea o Tumblr do Senado: www.senadofederal.tumblr.com