SobreSobre

O começo foi como Associação de Empregados dos Estabelecimentos Comerciais. A fundação data de 1952. O primeiro presidente foi Edílio D’Ávila. Sem uma sede própria, o sindicato se reuniu durante muito tempo em vários locais cedidos pela comunidade, entre eles, o Grêmio Literário e Recreativo Londrinense.

Quando o sindicato se organizou, funcionava em dependências na parte superior da antiga farmácia Drogasil, na Rua Maranhão. Eram tempos difíceis, onde não havia enm mesmo uma cadeira para se sentar. Da rua Maranhão, para a Benjamin Constant. Depois para a Avenida São Paulo, ao lado do Banco do Brasil, e de lá para a Avenida Rio de Janeiro e Rua Sergipe, esquina com Pernambuco, Rua Minas Gerais até a sede própria na Rua Fernando de Noronha.

Nos anos 50 Londrina era uma cidade que crescia rápido, porém sem regras que respeitassem o direito dos trabalhadores. Com muita luta, foi implantada na cidade a chamada “Semana Inglesa”, ou seja, a jornada semanal de 44 horas. Londrina foi uma das primeiras cidades do interior do país a ter o horário de funcionamento regulamentado.

Aos poucos, a categoria foi se organizando e pôde oferecer benefícios aos associados. Em 1974, foi instalado o ambulatório médico e odontológico. Em 1980, deu-se início às obras da sede campestre, com piscinas, churrasqueiras e vestiários.