Receita paga lote residual de restituio do Imposto de Renda

A Receita Federal ir restituir hoje (15) mais de R$ 210 milhes para 102.361 contribuintes referentes ao Imposto de Renda de 2008 a 2017. Os valores sero corrigidos pela Selic, a taxa bsica de juros da economia. A consulta ao lote residual foi aberta no ltimo dia 8.

Caso o valor no seja creditado, o contribuinte poder contatar pessoalmente qualquer agncia do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crdito em conta-corrente ou poupana, em seu nome, em qualquer banco.

Segundo a Receita, a restituio ficar disponvel no banco durante um ano. Se o contribuinte no fizer o resgate nesse prazo, dever requer-la pela internet, mediante o Formulrio Eletrnico " Pedido de Pagamento de Restituio, ou diretamente no e-CAC, no servio Extrato do Processamento da Declarao do Imposto sobre a Renda da Pessoa Fsica.

Para saber se teve a declarao liberada, o contribuinte dever acessar a pgina da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta pgina da Receita, servio e-CAC, possvel acessar o extrato da declarao e ver se h inconsistncias de dados identificadas pelo processamento. Caso haja, o contribuinte poder fazer a autorregularizao, mediante entrega de declarao retificadora. As consultas podem ser feitas pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Fonte: Agncia Brasil