'No tive tempo', 'Essa tarefa no minha' e outras frases que melhor evitar na empresa

RIO — Tudo que dizemos no trabalho levado em conta. Seja na hora de compartilhar uma ideia durante uma reunio ou ao ajudar um colega em um projeto, o que falamos pode ter uma impresso — boa ou m — que vai acabar nos marcando. De acordo com a especialista em carreira e recrutamento, Heather R. Huhman, a maneira como comunicamos uma atitude, ideias e opinies no local de trabalho pode influenciar a carreira.

Seus colegas de trabalho e gestores esto atentos ao que voc diz, o tempo todo. Por isso, muito importante sempre pensar antes de abrir a boca, afirma a especialista em artigo publicado no site Parade.com.

Para evitar escorreges na hora de se comunicar e acabar se prejudicando, h algumas frases que devem ser evitadas a todo custo. Confira a lista preparada por Heather:

Terminei meu projeto. O que fao agora? Embora, por um lado, seja timo ir atrs de novas tarefas e desafios depois de ter dado conta de sua lista de coisas a fazer, a pessoa deve ter a capacidade de descobrir o que fazer sem que seu gestor tenha que lhe atribuir um novo trabalho. Os empregadores valorizam os funcionrios pr-ativos, capazes de encontrar outros projetos para trabalhar quando estiverem desocupados. Na prxima vez que encontrar um tempo livre, no hesite em iniciar um outro projeto ou ajudar um colega a concluir uma tarefa.

Estou entediado. Tdio uma palavra que voc deve evitar dizer no trabalho. Quando voc expressa o seu tdio no local de trabalho, isso mostra que voc no est engajada. Caso se sinta assim, busque ser pr-ativo e corra atrs de novos desafios. Explique a seu chefe que precisa de mais projetos e novas experincias para manter-se envolvido no trabalho.

Virei a noite para terminar este projeto. Embora voc possa se sentir realizado aps virar a noite terminando um projeto, improvvel que seu chefe fique impressionado com isso. Os empregadores querem funcionrios capazes de completar o seu trabalho sem ter que sobrecarregar seu tempo ou suas habilidades. Se voc quer impressionar seu gestor, descubra novas maneiras de se tornar mais eficiente no trabalho.

Essa tarefa no minha. S porque uma tarefa no est descrita no seu contrato de trabalho no significa que voc no pode ou no deve execut-la. A prxima vez que seu chefe ou colega de trabalho lhe pedir ajuda em um projeto, mantenha a mente aberta para aprender a executar uma nova tarefa.

Fulano estava frente desse projeto, no eu. Quando voc no assume a responsabilidade por suas aes no trabalho, acaba criando um abismo com seus colegas e chefe. Empregadores esperam que seus funcionrios prestem contas de seu trabalho e sejam honestos quando algo d errado. Nunca coloque a culpa em algum quando no cumprir um prazo ou esquecer um detalhe importante.

No d pra fazer. No possvel uma frase que deve ser banida do vocabulrio de qualquer profissional. Se no sabe como fazer algo, tome a iniciativa de aprender a nova habilidade ou pea ajuda.

No tive tempo. Na maioria dos casos, esta afirmao uma mentira. Ao mesmo tempo, que seu chefe tem conhecimento de sua agenda lotada e pesada carga de trabalho, voc tambm deve saber que sua a responsabilidade ser produtivo. Caso esteja correndo contra o tempo para dar conta de seus projetos, pea ao seu chefe para dar prioridade a suas tarefas. Isso o ajudar a ser mais organizado e focado em projetos mais importantes.

PUBLICIDADE


Pensei ter lhe enviado um e-mail h uma semana. No importa que seja seu chefe, um colega de trabalho ou cliente, voc deve ser a primeira pessoa a acompanhar suas mensagens. Se j passou alguns dias sem voc ter notcia ou uma resposta da pessoa, envie outro e-mail ou d um telefonema.

Entendeu? Em vez de perguntar a seu colega se ele entendeu o assunto que acabou de explicar, pea que ele faa um comentrio. Um exemplo: Voc tem alguma dvida ou algo que queira compartilhar?. Isso d ao colega a chance de expressar sua opinio.

Voc deveria... Apontar o dedo ou colocar a culpa em seus colegas de trabalho uma forma negativa de se comunicar. Em vez de dizer Ei Beth, voc deve me dizer quando est indo almoar, melhor dizer: Beth, por favor, me avise antes de sair para o almoo.



Read more: http://oglobo.globo.com/economia/emprego/nao-tive-tempo-essa-tarefa-nao-minha-outras-frases-que-melhor-evitar-na-empresa-14537986#ixzz3IwLwlxl3

Fonte: www.oglobo.com

Ver Todas as Notícias