Vagas temporrias na Pscoa tm queda de 9% e expectativa de efetivao baixa

O nmero de vagas temporrias para a Pscoa em 2017 est 9% menor do que em 2016. So 50 mil oportunidades neste ano, contra 55 mil no mesmo perodo do ano passado, segundo levantamento da Federao Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporrio e Terceirizado (Fenaserhtt) e do Sindicato das Empresas de Prestao de Servios a Terceiros, Colocao e Administrao de Mo de Obra e de Trabalho Temporrio do Estado de So Paulo (Sindeprestem).

Do total das oportunidades, 14 mil vagas ainda esto abertas, sendo 12 mil no comrcio e 2 mil na indstria. Os salrios vo de R$ 1,1 mil a R$ 2.179, de acordo com a funo.

Os temporrios ainda tm chance de efetivao, mas a expectativa baixa. Nesta pesquisa, 18% das empresas tm inteno de efetivar temporrios, 66% tm pouca inteno e 16% disseram que no h chance de efetivao.

No comrcio (83%) e na indstria (78%) a experincia profissional anterior foi apontada como principal pr-requisito para contratao.

Quando a economia deu sinais de queda, as contratantes foram obrigadas a rever o quadro de funcionrios e demitir, deixando muita gente qualificada disponvel no mercado. Em picos sazonais como a Pscoa, a indstria do chocolate, por exemplo, precisa de mo de obra extra e, sem tempo e nem recursos para o treinamento dos temporrios, prefere quem j tenha experincia, afirma Vander Morales, presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem.

No comrcio, as principais funes so repositor, vendedor, balconista, auxiliar administrativo e degustador. Os pr-requisitos so dinamismo, facilidade em lidar com o pblico, experincia anterior, facilidade de lidar com o pblico, organizao e dinamismo. As faixas salariais so R$ 1.100 a R$ 1.452 (46%), R$ 1.453 a R$ 2.179 (44%), R$ 2.180 a R$ 2.442 (8%) e R$ 2.443 a R$ 2.750 (2%).

Na indstria, as principais funes so promotor de vendas, auxiliar de produo, operador de empilhadeira, estoquista, auxiliar de expedio, entregador, motorista e analista. Os pr-requisitos so experincia anterior, facilidade para trabalhar em grupo, organizao e dinamismo. As faixas salariais so as seguintes: R$ 1.000 a R$ 1.452 (43%), R$ 1.453 a R$ 2.179 (41%), R$ 2.180 a R$ 2.442 (9%) e R$ 2.443 a R$ 2.750.

Fonte: G1.