Trabalhadores do rio ainda esto confusos com novas regras do seguro-desemprego

Perto de completar um ms, as novas regras do seguro-desemprego ainda no esto claras para os trabalhadores que precisam recorrer ao benefcio. Na manh de hoje (26), a fila era grande no posto da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, na Avenida General Justo, no centro do Rio.

Demitido antes de maro, Adriano Pereira da Silva, de 45 anos, aguardava ser atendido aps passar a segunda noite sem dormir. Eu estou h dois dias sem dormir, cheguei aqui s 3h da manh. O rapaz ali chegou s 23h. Eu fui o sexto a chegar. Vim na quarta-feira e vim hoje tambm. Tem uma moa ali que t fazendo o trabalho de trs funcionrios, contou Adriano.

A auxiliar de servios gerais Vanessa Melo, de 25 anos, foi demitida do primeiro emprego aps ter trabalhado dez meses. Como no se informou sobre a nova lei de concesso do benefcio, perdeu tempo na fila. No me informei sobre nada disso ainda, o rapaz da firma falou que eu ia saber aqui se ia ter direito, ou no. Quando eu cheguei, eram 4h25, e s havia uma pessoa atendendo. Isso aqui est um caos.

Pela nova regra, Vanessa no tem direito ao benefcio porque foi demitida aps o dia 28 de fevereiro deste ano e no tinha completado 18 meses de emprego. O mecnico em refrigerao Rogrio Quintanilha, de 37 anos, cobrou mais esclarecimento no posto de atendimento. No me informei, estou meio por fora, mas ningum me explicou nada at agora. De repente a pessoa fica parada a, s perdendo tempo. Deveria ter uma coisa mais concreta, um atendimento melhor, reclamou.

A Secretaria de Estado de Trabalho informa que todos os atendimentos esto sendo feitos normalmente nos 62 postos. Quanto ao posto da General Justo, a secretaria diz que tem assentos para receber o trabalhador e que no existe registro de que as pessoas precisem chegar de madrugada para ser atendidas. Tambm informa que todos os esclarecimentos so fornecidos previamente no local.

Quanto ao atendimento desta quinta-feira, a secretaria garantiu que todos os pessoas que se dirigiram ao posto foram atendidos, somando 55 pedidos de intermediao de mo de obra, 82 requerimentos de seguro-desemprego e oito emisses de carteira de trabalho, sem qualquer reclamao.

A Secretaria de Estado de Trabalho publicou ontem (25) em seu site, na Seo de Servios, informaes prticas sobre mudanas no seguro-desemprego. Na primeira solicitao, o trabalhador pode receber quatro parcelas, se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos ltimos trs anos, e cinco parcelas, se tiver trabalhado mais de 24 meses nos ltimos trs anos. Na segunda solicitao, recebe quatro parcelas quem trabalhou entre 12 e 24 meses em trs anos.

A partir da terceira solicitao, recebe trs parcelas quem trabalhou entre seis e 11 meses, quatro parcelas quem trabalhou entre 12 e 23 meses. Para ter direito a cinco parcelas, preciso ter trabalhado pelo menos 24 meses nos ltimos trs anos.

*Colaborou Dylan Araujo " Reprter da Radioagncia.

Fonte: Agncia Brasil.

Ver Todas as Notícias