Saiba como funcionam os bancos, shoppings e reparties pblicas no Ano Novo em Londrina

Os estabelecimentos comerciais e reparties pblicas funcionaro em horrio diferenciado neste fim de ano.

Nesta quinta-feira (31), o prdio da Prefeitura, o da Companhia de Habitao de Londrina (Cohab), e setores administrativos das secretarias municipais e autarquias abrem s 8h e fecha s 14h. No feriado do dia 1 de janeiro, no haver expediente, e os atendimentos retornam na segunda-feira (4), em horrio normal.

Sade

As Unidades Bsicas de Sade (UBS) com atendimento 12 horas, a Policlnica, e o Centro de Especialidades Odontolgicas (CEO) iro funcionar das 7h s 13h no dia 31, ficaro fechadas no feriado de Ano Novo, bem como no fim de semana, e retornam na segunda-feira (4).

As UBS do conjunto Maria Ceclia e do jardim Unio da Vitria iro atender das 7 s 19 horas, no dia 31, fecham no dia 1, e abrem nos dias 2 e 3, em horrio normal, das 7 s 23 horas.

No haver mudanas no expediente dos servios de sade 24 horas, como a Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI), o pronto-atendimento do Jardim Leonor, a Maternidade Municipal Lucilla Balallai, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Maria Anglica Castoldo (Centro-Oeste) e do Jardim Sabar.

Tambm funcionaro normalmente o Servio de Atendimento Mvel de Urgncia e Emergncia (Samu), o Servio Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergncia (Siate), e o Pronto Atendimento do Centro de Ateno Psicossocial (CAPS).

CMTU

O setor administrativo e atendimento ao pblico, ter expediente das 8h s 14h na quinta-feira (31) e estar fechado na sexta-feira (1). As atividades voltam na segunda (4), a partir das 8h.

A coleta seletiva ter funcionamento normal no dia 31. Na sexta-feira, dia 1, o servio ser realizado de acordo com orientao da cooperativa que presta o servio no bairro. A coleta do lixo comum (orgnico e rejeito) ter atendimento normal no dia 31 e suspenso das atividades no Ano-Novo.

Para as feiras livres e feiras da lua, a presena facultativa para os feirantes. O servio de capina e roagem ter escala de planto na regio norte no dia 31 e suspenso dos trabalhos no dia 1.

O Ponto de Entrega Voluntria (PEV) estar aberto ao recebimento de resduos at o meio-dia na quinta-feira (31). Na sexta (1), o local estar fechado, voltando a atender novamente no sbado (2), das 8h s 12h.

Os agentes municipais trabalham com o efetivo de fiscais normal no dia 31. No Ano-Novo, o efetivo ser reduzido, com atendimento de emergncia.

Transporte coletivo

No transporte coletivo, os horrios dos nibus no sofrero modificaes no dia 31, seguindo as tabelas previstas para os dias de semana. No dia 1, os coletivos seguiro os horrios de domingo. Na segunda-feira (4), devido ao fechamento do comrcio no centro de Londrina, os coletivos vo circular de acordo com as tabelas de sbado.

Bancos

Os bancos funcionam at quarta-feira (30) e retornam para atendimento pblico apenas na segunda-feira (4). Na quinta-feira (31), os bancos ficaro fechados para atendimento ao pblico, e o trabalho ser interno para fechamento de balano do ano.

As contas de consumo (gua, luz, telefone e TV a cabo) e os carns que estiverem com vencimento nas datas em que as agncias estiverem fechadas podero ser pagos no primeiro dia til seguinte ao feriado, ou seja, no dia 4 de janeiro, sem a incidncia de multa por atraso.

Os tributos federais, estaduais e municipais j esto com data ajustada em relao ao calendrio de feriados.

O pblico deve utilizar os caixas eletrnicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotricas, agncias dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operaes bancrias. Para no perder o prazo das contas, outra opo realizar o agendamento.

J em relao aos boletos bancrios, os clientes cadastrados como sacados eletrnicos podero ser agendados ou pagos por meio do Dbito Direto Autorizado " DDA.

Comrcio

O comrcio de rua funciona das 9h s 18h at quinta-feira (31). No Ano Novo, 1 de janeiro, as lojas no abrem. No sbado (2), os funcionrios voltam ao trabalho das 9h e param s 18h. Ateno para a alterao no dia 4 de janeiro, segunda-feira. Para compensar o dia trabalhado no aniversrio da cidade, 10 de dezembro, no haver expediente. Os estabelecimentos voltam a atender ao pblico na tera-feira (5).

Shoppings

Os shoppings de Londrina abrem s 10h e encerram o atendimento s 18h na quinta-feira (31). No feriado (1), no haver atendimento. As atividades voltam normalidade no sbado (2).

Cultura

O Museu de Arte de Londrina estar fechado at 31 de dezembro para trabalhos internos. Neste perodo, os funcionrios esto passando por treinamentos e organizao de setores. As atividades retornam no dia 4 de janeiro, com exposio de seu acervo em horrio normal de expediente, das 13 s 18 horas. O Museu de Arte fica localizado na Rua Sergipe, 640, centro.

A Biblioteca Pblica Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, funciona do no dia 31, das 8 s 14 horas e retorna no dia 4 de janeiro. Ela est localizada na avenida Rio de Janeiro, 413.

Fonte: Bonde