Presidente da UGT critica uso do FGTS para estmulo ao crdito

O presidente da Unio Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, que participou da reunio do Conselho, no Palcio do Planalto, nesta quinta-feira, 28, criticou o anncio do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, de utilizao de um crdito de R$ 17 bilhes do FGTS. Ele tambm se disse surpreso com o volume de crdito de R$ 83 bilhes anunciado pelo governo em momento crtico da economia.

Ao condenar o uso de dinheiro do trabalhador, retido no FGTS, ainda mais em volume to alto, Patah afirmou. "Como trabalhador, no acho que seja adequado pegar recursos do FGTS para estimular o crdito. No sei se este papel do fundo. No concordo. mais adequado reduzir compulsrio dos bancos de 33% para 20%, por exemplo", disse Patah.

No geral, o sindicalista apoiou a iniciativa de convocar o conselho e aditar medidas de estmulo ao crdito. "O crdito necessrio, mas no com dinheiro do FGTS", emendou.
Patah no acredita que a convocao do conselho seja uma jogada poltica da presidente para ajudar a barrar o impeachment. "O impeachment essencialmente poltico e no acredito que esta situao aqui seja para subsidiar l. Seno, muitos de ns no estaramos aqui. Eu no estaria", comentou.

Fonte: A tarde / SECSP