Dia do Trabalhador

Como surgiu a data do Dia do Trabalhador?

No dia 1 de maio de 1886, houve uma manifestao de milhares de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, para reivindicar a reduo da jornada de trabalho de 13 para 8 horas dirias. No mesmo dia, foi deflagrada uma greve geral naquele pas. Em 3 de maio, uma nova manifestao dos grevistas foi reprimida pela polcia, resultando na morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, durante novo protesto, um desconhecido lanou uma bomba que matou sete policiais. Em represlia, a polcia atirou na multido, matando doze pessoas e ferindo dezenas.

Em 1989, a Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu convocar anualmente uma manifestao com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho dirio, e a data escolhida foi o 1 de maio, em homenagem s lutas sindicais de Chicago. No ano seguinte, milhes de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Holanda, Gr-Bretanha, Itlia, Sua e dos Estados Unidos mostraram seu apoio reduo da jornada de trabalho fazendo uma greve no dia 1 de maio e desfilando pelas ruas de suas cidades.

Os EUA at hoje no reconhecem essa data como Dia do Trabalhador, mas em 1890 o Congresso americano aprovou a reduo da jornada de trabalho para 8 horas dirias. Em 1919 o senado francs tambm aprovou a jornada de 8 horas e proclamou o 1 de maio como dia dos trabalhadores e feriado nacional. Em 1920 foi a vez da Rssia incorporar a data ao seu calendrio de feriados nacionais e, da em diante, muitos outros pases seguiram o exemplo. No Brasil, o dia 1 de maio foi decretado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes em 1924.

Fonte: brasil.gov.br

Ver Todas as Notícias