Continua o impasse na negociao da CCT 2014 a 2015

O sindicato patronal no est preocupado em fechar a conveno
A validade da Conveno Coletiva de Trabalho 2013 a 2014 terminou no dia 30 de abril para os trabalhadores do comrcio de Londrina e base territorial. Antes de vencer a conveno, o Sindicato dos Empregados no Comrcio de Londrina - Sindecolon, protocolou ofcio com as reivindicaes da categoria, mas o sindicato patronal adotou a prtica de sempre demorar para apresentar a contraproposta.
Mais uma vez vem tona a histria dos sbados. Fizemos uma contraproposta onde pedimos o pagamento dos benefcios necessrios para que haja expediente aos sbados, mas eles no aceitaram. Querem abrir todos sbados, mas no aceitam pagar os comercirios por isso. Para prolongar as negociaes ainda mais, reduziram a porcentagem que eles mesmos j tinham oferecido, de 9% baixaram para 7,5%.
De acordo com Manoel Teodoro, vice-presidente do Sindecolon, o sindicato patronal demora demais para retornar as contrapropostas. Eles s lembram de vir negociar quando est chegando alguma data comemorativa. A sim eles tm interesse em tentar fechar acordo para abrir nestes dias especficos, como foi no Dia das Mes, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. Foi o que aconteceu no Dia das Crianas. O patronal protocolou um ofcio pedindo para abrir em horrios especiais nos dias que antecedem a data. Devido reduo do percentual para o reajuste do salrio, o Sindecolon no aceitou negociar o horrio especial s vsperas do 12 de outubro. As negociaes infelizmente so conduzidas pelos assessores jurdicos do patronal, isto sempre dificulta as negociaes.
O Sindicato dos Empregados no Comrcio esclarece que est fazendo de tudo para que a negociao finalize o quanto antes. Lamentamos que o reajuste salarial a que todos os trabalhadores tm direito fique condicionado discusso de questes paralelas, como trabalho aos sbados, domingos ou horrio livre. Enquanto o outro lado continuar voltando atrs de suas prprias propostas e mandando para a reunio de negociao pessoas que no tm carta branca nem para formular uma contraproposta e sustent-la, a renovao da conveno vai se estendendo, infelizmente. Com isto perde o empregado, perde o empresrio e perde a cidade. Dinheiro que j era para estar circulando no mercado, est parado.
O Sindecolon informa que enquanto no h negociao com o sindicato patronal, somente as empresas que tiverem acordo devidamente assinado com o sindicato dos empregados podero trabalhar em dias e horrios especiais. Os comerciantes no podero usar banco de horas, pois a conveno est vencida. As empresas que descumprirem estaro sujeitas fiscalizao e ao trabalhista pelos rgos competentes.
Justia proibiu abrir o comrcio nos dias 9 e 10 de outubro, aps s 18 horas
Em razo do Sindecolon no aceitar a proposta da reduo do percentual para o aumento de salrio, oferecida pelo Sincoval e tambm no fazer acordo para abrir o comrcio aps s 18 horas nos dias que antecedem o Dia das Crianas, como foi solicitado pelo sindicato patronal, o Sindecolon entrou na justia para impedir a jornada de trabalho aps s 18 horas nos dias 9 e 10, garantido aos empregados o direito de no ter que trabalhar em horrios diferenciados nesses dias.
Deciso da justia:
Por fora de deciso Judicial de autoria do Dr.Reginaldo Melhado, Juiz Titular da 6 Vara do Trabalho de Londrina, o horrio do comrcio varejista nos dias 09 e 10 do corrente ms fica limitado at as 18 horas sob pena do empregador pagar uma multa no valor R$ 1.000,00, POR DIA E POR EMPREGADO que se encontrar trabalhando no estabelecimento.
Matria exibida no Jornal Voz do Comercirio - outubro de 2014
Muitas outras informaes importantes esto nesta edio
Se voc no recebeu o jornal, pea, que enviaremos.