Comrcio de rua abrir at 21h na Black Friday

Acordo permitir funcionamento estendido de lojas nesta sexta-feira para aumentar as vendas com promoes em Londrina

As lojas de rua de Londrina abriro at as 21 horas nesta sexta-feira, como parte da Black Friday, data comercial com altos descontos criada nos Estados Unidos e que virou moda no Brasil desde 2010. Alguns comerciantes j anunciam descontos de at 70% e a expectativa tentar reverter a reduo nas vendas do setor, que caram 8,49% de janeiro a setembro deste ano em relao ao mesmo perodo de 2014, segundo levantamento da Federao do Comrcio do Estado do Paran (Fecomrcio).

Para a abertura em horrio estendido, foi firmado um acordo entre o Sindicato do Comercio Varejista de Londrina (Sincoval) e o Sindicato dos Empregados do Comrcio de Londrina (Sindecolon). O presidente do Sindecolon, Jos Lima do Nascimento, afirma que houve um ajuste entre as entidades, mas que ainda precisa ser assinado. Os trabalhadores escalados para a noite de sexta tero direito a vale alimentao de R$ 15,40 e pagamento de hora extra com adicional de 80%. No sbado, o horrio volta ao normal, at as 18 horas, conforme a Conveno Coletiva de Trabalho.

O diretor comercial da Acil, Fernando Moraes, conta que est otimista em relao data. "Estamos sentindo que h um aumento de interesse e procura do consumidor nas lojas fsicas, o que j ocorre de forma forte no varejo on-line", diz.

Moraes no arrisca uma previso de vendas, porque diz que a Black Friday algo recente na cidade, mas que, at pela novidade, deve gerar mais negcios do que no ano anterior. Ainda, lembra que, com a crise, existe a possibilidade de muitos consumidores anteciparem as compras do Natal, por mais que o brasileiro costume deixar tudo para os ltimos dias. "Neste ano, tivemos bons resultados nas datas comemorativas. O problema foi nos meses em que no houve datas do tipo", explica.

Alguns comerciantes j anteciparam as promoes, com campanhas como a Black November, para o ms todo, ou a Black Week, entre ontem e o prximo sbado. o caso da empresria Julia Arns, proprietria de uma loja que comercializa colches, sofs e mveis. "Estou me baseando no ano passado, quando a data foi muito boa para mim e estou at aguardando mercadorias para incluir nas ofertas", diz.

Julia anuncia at 70% de descontos e diz que a Black Friday vale at mais a pena para liberar estoques do que promoes para queima de mostrurio. "Temos meses que passamos no vermelho e essa semana serviu no ano passado para que eu pagasse as contas dos trs meses anteriores", cita.

Gerente da lojas de moda feminina Billie, Fabiana Carvalho conta que a marca lanou promoes desde o incio do ms. "J vendemos 23% a mais em novembro do que no mesmo perodo de outubro", conta. Ela completa que parte dos clientes j antecipou as compras para o Natal.

Londrinatal

Tradicional campanha de fim de ano da Acil, o Londrinatal 2015, comeou ontem, com o tema "Londrinatal para Todos". As mais de 2,6 mil empresas associadas entidade j contam com os cupons de sorteio para entregar aos consumidores, que concorrero a dois dois veculos Onix zero quilmetro e 30 vales compra, no valor de R$ 1 mil, cada.

A diferena neste ano que todas as lojas associadas receberam, gratuitamente, um kit com 100 cupons e um display de balco. A empresa s pagar pelo material se precisar de um nmero maior de cupons, com valores que comeam em R$ 420 para associados e R$ 621 para independentes em um pacote com mil cupons, mbiles e displays. "Dizemos que um Londrinatal para Todos porque haver prmios tambm para lojistas e vendedores", diz o diretor comercial da Acil. "Nas campanhas anteriores, era preciso comprar o kit de incio e somente cerca de 600 associados participavam, mas desta vez os pequenos tambm participaro", completa.

Legenda foto: Alguns comerciantes j anunciam descontos na expectativa de tentar reverter a desacelerao nas vendas do setor

Fbio Galiotto
Reportagem Local