Boleto vencido poder ser pago em qualquer banco a partir de 10 de julho

Um novo sistema para pagamentos de boletos comea a funcionar em julho. A partir de agora, qualquer conta, mesmo vencida, poder ser paga em qualquer banco. Alm disso, o clculo de juros e multa do boleto atrasado ser feito automaticamente, o que reduzir a necessidade de ir a um guich de caixa e eliminar a possibilidade de erros no clculo.

De acordo com a Federao Brasileira de Bancos (Febraban), a nova plataforma vai reduzir fraudes na emisso de boletos de condomnios, escolas e seguradoras, por exemplo. A federao lembra que quadrilhas enviam boletos falsos s casas, que acabam sendo pagos como se fossem verdadeiros, gerando prejuzos. H tambm casos de sites maliciosos que emitem segundas vias com informaes fraudulentas, alm de vrus instalados em computadores.

A implantao da nova plataforma seguir um cronograma: a partir de 10 de julho, para boletos acima de R$ 50 mil; 11 de setembro, acima de R$ 2 mil; 13 de novembro, acima de R$ 200; e em 11 de dezembro, todos os boletos. Segundo Tadeu, esse cronograma necessrio para evitar falhas no sistema.

A Febraban est apresentando o novo sistema para empresas e jornalistas em vrias cidades. Nesta quinta-feira, 6, foi a vez de Braslia. Na apresentao, o diretor adjunto de Operaes da Febraban, Walter Tadeu, lembrou que a nova plataforma vem sendo desenvolvida desde o ano passado, devido ao elevado nmero de fraudes em boletos. A nova plataforma vai trazer mais segurana, disse Tadeu. Ele acrescentou que o sistema atual tem mais de 20 anos de existncia.

Tadeu explicou que as informaes de todos os boletos emitidos pelos bancos estaro na nova plataforma nica, criada pela federao em parceria com a rede bancria. Na hora de pagar o boleto, os dados sero checados na plataforma. Se houver divergncia de informaes, o pagamento no ser autorizado, e o consumidor s poder pagar o boleto no banco que emitiu a cobrana, uma vez que somente essa instituio ter condies de conferir o que for necessrio.

Fonte: Estado