948 mil ainda no sacaram abono salarial PIS/Pasep ano-base 2014

O prazo para sacar o abono salarial (ano-base 2014) PIS/Pasep foi prorrogado at o final de dezembro, mas quase 1 milho de trabalhadores ainda no sacaram o benefcio de um salrio mnimo (R$ 880) a que tm direito.

Segundo o Ministrio do Trabalho, 948.288 trabalhadores ainda no procuraram uma agncia bancria para retirar o benefcio. A maioria das regies Sudeste e Sul, sendo que quase um tero das pessoas que no sacaram (357.036) do estado de So Paulo.

Os demais estados com maior nmero de trabalhadores que ainda no sacaram so, pela ordem: Rio de Janeiro (85.262); Rio Grande do Sul (71.928); Santa Catarina (63.834); e Minas Gerais (61.999).

O governo j prorrogou duas vezes o prazo final para o saque. O primeiro prazo havia vencido em 30 de junho e o segundo prazo terminaria em outubro.

Os trabalhadores tm agora menos de dois meses para procurarem uma agncia bancria para fazer o saque. Passado o prazo, os benefcios que no forem sacados voltaro para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e no estaro mais disponveis para retirada nas agncias bancrias

Para saber se tem direito aos recursos, o trabalhador pode fazer uma consulta na pgina do Ministrio do Trabalho ou verificar uma lista disponibilizada pelo governo.

Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa:

" estar cadastrado no PIS/Pasep h pelo menos cinco anos;

" ter recebido remunerao mensal mdia de at 2 salrios mnimos em 2014;

" ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;

" ter os dados atualizados pelo empregador na Relao Anual de Informaes Sociais

Abono de 2016

O abono salarial 2016, referente ao ano-base de 2015, comeou a ser pago em julho, conforme calendrio definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Os trabalhadores recebem os valores at 30 de junho de 2017. Veja aqui o cronograma.

A estimativa do Ministrio do Trabalho que sejam repassados R$ 14,8 bilhes a a 22,3 milhes de trabalhadores que tm direito ao abono.

Como sacar o PIS/Pasep

" Antes de sacar o PIS, o trabalhador dever verificar se o benefcio no foi depositado diretamente na conta. Caso contrrio, deve comparecer com o Carto do Cidado e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotrica. Se no tiver o Carto do Cidado, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agncia da Caixa mediante apresentao de um documento de identificao.

" J os participantes do Pasep (Banco do Brasil), aps verificar se houve depsito na conta, devem procurar uma agncia e apresentar um documento de identificao.

" As informaes sobre o direito ao saque tambm podem ser obtidas pela Central de Atendimento Al Trabalho " 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.

O valor equivale a um salrio mnimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que no forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Mais informaes

A Central de Atendimento Al Trabalho do Ministrio do Trabalho, que atende pelo nmero 158, tem informaes sobre o PIS/Pasep. Para o caso do PIS, o telefone de contato da Caixa Econmica Federal 0800-726 02 07 e, para o Pasep, o nmero de telefone do Banco do Brasil 0800-729 00 01.

Fonte: G1.